LEITURA CRÍTICA


Publicar um livro está muito além da versão impressa que obtemos nas livrarias, ao depararmos com a leitura, podemos ser surpreendidos com uma boa história, ou podemos ficar aterrorizados com a falta de habilidade do autor em questão. Quem está começando agora na carreira de escritor, sabe que ser um escritor em nosso país é muito difícil, não basta escrever, revisar, diagramar e publicar, o processo de publicação é longo, trabalhoso, mas cada etapa é essencial para que o autor possa alcançar um trabalho bem feito e digno de sua autoria.

Você deve estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com a leitura crítica? Pois bem, quando escrevemos, por vezes, a escrita toma proporção inimagináveis, o autor envolvido pela história, acaba por muitas e muitas vezes, deixando pontas soltas, nós desamarrados e até escrevendo uma ou outra coisa que simplesmente pode ficar melhor.

Ler criticamente um texto, consiste em questionar aquilo que lemos. O profissional que realiza a leitura crítica, tem experiência e formação no assunto, deve pensar durante a leitura do arquivo sobre o que o autor deseja que ele acredite, pensar sobre como o autor tentará convencê-lo, decidir se irá ou não concordar e ter a capacidade de justificar sua decisão. A formulação de questões sobre o texto requer um exame detalhado e cuidadoso das definições, afirmações, argumentos e evidências utilizados pelo autor. Ao interpretar um texto, nós, profissionais utilizamos nosso conhecimento prévio adquirido através de experiências próprias e da leitura de outros livros. No entanto, nossa análise baseia-se primordialmente no próprio texto em estudo, esquecemos das conexões com informações “externas” ao texto para serem feitas na etapa que denominamos “resposta ao texto”. Utilizamos desde pesquisa sobre o autor, sua formação acadêmica etc, estratégias utilizadas para conquistar o leitor, até a linguagem utilizada no original.

O autor que desejar um orçamento para seu texto, poderá enviar um e-mail para (thaisturesso@gmail.com) e solicitar sem compromisso maiores informações.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário